Clique nas imagens para ampliar
O que é a Análise Cromatográfica de Óleo Isolante?
A Análise Cromatográfica de Óleo Isolante (ACOI) é um método usado para avaliar e garantir a qualidade de óleos isolantes, que são usados em geral para refrigerar e isolar equipamentos elétricos. A Análise Cromatográfica de Óleo Isolante geralmente consiste em identificar os contaminantes orgânicos presentes no óleo, medir os níveis de contaminantes, verificar a presença de água livre e monitorar a presença de espumas na amostra.
Como funciona a Análise Cromatográfica de Óleo Isolante?
A Análise Cromatográfica de Óleo Isolante é feita usando equipamentos como: cromatógrafos líquidos, espectrômetros de ressonância magnética nuclear, equipamentos de fluorescência, e medalhões para análise de espuma. O óleo é testado variando a temperatura, separando os componentes com base no peso molecular e identificando cada componente testado. Os resultados do teste variam de acordo com os padrões estabelecidos pela norma para óleos isolantes usados em equipamentos elétricos.
Vantagens de usar a Análise Cromatográfica de Óleo Isolante
- A validação de qualidade: permite que a qualidade do óleo seja verificada e garantida;
- A detecção dos contaminantes: avalia a presença de contaminação no óleo;
- A detecção de água: mede a quantidade de água no óleo;
- Monitoramento de tensão de espuma: verifica a presença de espumas na amostra;
A Análise Cromatográfica de Óleo Isolante é uma das ferramentas fundamentais para garantir a qualidade do óleo utilizado em equipamentos elétricos. Realizar o teste com periodicidade e com equipamentos de qualidade é essencial para a segurança no uso de equipamentos elétricos.
Se você busca soluções em Análise Preditiva, fale com a empresa SEMPRE, especializada no segmento. Não deixe de contar com a ajuda de especialistas para assegurar a qualidade e segurança no uso de óleos isolantes.