Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre análise físico química de óleo lubrificante
A análise físico química de óleo lubrificante é uma técnica especializada que tem como objetivo verificar os parâmetros típicos destes tipos de fluidos para garantir que eles estão dentro dos padrões e especificações estabelecidos pelos fabricantes. É uma medida importante que deve ser feita, pois os óleos lubrificantes são elementos vitais para o funcionamento adequado dos motores, mas também estão sujeitos ao desgaste com o uso, bem como a problemas como contaminação, oxidação e formação de ácidos.
Como funciona a análise físico química de óleo lubrificante?
A análise físico química de óleo lubrificante consiste em uma série de ensaios padronizados que visam verificar os parâmetros típicos destes fluidos, como a viscosidade, teor de água, líquidos voláteis, nitrogênio, enxofre, umidade, ácidos e contaminantes. Os resultados destes testes apontam se o óleo está em conformidade ou não para o seu uso, desta forma servindo como um importante indicador para a manutenção preventiva de equipamentos industriais.
Vantagens do uso da análise físico química de óleo lubrificante
- Fornece informações precisas sobre a qualidade do óleo;
- Promove um alto nível de confiabilidade;
- Facilita o monitoramento efetivo da função lubrificante na máquina;
- Melhora a eficiência e a vida útil dos equipamentos;
- Reduz custos com reparos e/ou manutenção.
A análise físico química de óleo lubrificante é uma técnica essencial para garantir que os equipamentos atendam aos padrões de qualidade e desempenho necessários. Quanto mais conhecimento tivermos sobre o estado dos óleos, mais fácil será identificar possíveis falhas no sistema.
A SEMPRE é referência no segmento de análise preditiva, oferecendo soluções de última geração para o monitoramento de óleos lubrificantes. Visite o nosso site para saber mais sobre os nossos serviços e entre em contato para solicitar uma cotação.