Inspeção termográfica
A termografia hoje tem um papel muito importante na manutenção preditiva, com sua utilização, é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas elétricas, mecânica e fadiga de materiais. É uma técnica de registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo, por detecção da radiação infravermelha por ele emitida, sendo, portanto, uma técnica que permite a visualização artificial da luz dentro do espectro infravermelho, permitindo analisar o calor gerado pelo equipamento.
Termografia elétrica
As vibrações de campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço a velocidade da luz de forma mutuamente sustentada, dá origem às ondas eletromagnéticas, e o conjunto de ondas eletromagnéticas de todas as frequências formam o espectro eletromagnético.
O infravermelho corresponde a uma faixa frequência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo à temperatura próxima à do ambiente (22ºC), com intensidade proporcional à quarta potência de sua temperatura.
Os diagnósticos obtidos pela inspeção termográfica são:
- Mau contato de fiação
- Oxidação de componentes
- Sobrecarga de circuitos
- Desgastes mecânico.
TERMOGRAFIA MECÂNICA PARA EFICIÊNCIA ENERGETICA
A inspeção termográfica já e uma técnica largamente utilizada no meio industrial, seja ela para detecção de falhas elétricas ou mecânicas.
A necessidade da indústria atual e contemporânea em produzir com maior custo benefício, vem utilizando desta técnica para maior eficiência energética quando o assunto é consumo de vapor em seus sistemas térmicos GERAÇÃO (Caldeiras) e CONSUMO (Equipamentos que operam com energia térmicas).
As inspeções ajudam a identificar e quantificar o quando de vapor está sendo perdido por algumas deficiências dos componentes de operação no uso do vapor, é possível identificar se estes componentes estão operando na sua eficiência máxima.
Purgadores dos mais diversos tipos, bombas de retorno condensados, trocadores de calor, tubulações, válvulas, isolamentos térmicos e conexões são os principais componentes inspecionados.
Um purgador com uma temperatura baixa representa acúmulo de condensado, ou seja, não ocorre a eliminação do líquido na linha de vapor. Isto indica, falha no dispositivo, seja por mau dimensionamento ou diferencial de pressão, onde a pressão de saída é maior do que a de entrada bloqueando a saída do condensado.
Os principais defeito encontrado nas inspeções, são:
- Alagamento
- Purgador/Bomba condensado travado
- Passagem
- Mau dimensionamento
- Erro de Montagem
MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA
Conte com uma empresa com mais de 10 anos no mercado de análise preditiva. Contamos com uma equipe altamente treinada para garantir a saúde dos seus equipamentos operando na máxima eficiência sem imprevistos